01

02

03

04

ARTIGOS DE GESTÃO E SAÚDE

 

Nesta área do site trazemos para nossos clientes atualizações científicas sobre exercício e saúde. Estes conteúdos pautam nossas decisões técnicas para a criação de diretrizes, manuais, treinamentos e desenvolvimentos de produtos.

Adolescentes com mais massa muscular adoecem menos quando adultos

20 de julho 2013

Estudo com mais de um milhão de adolescentes acompanhados por 25 anos, mostra que quanto mais massa muscular desenvolveram nesta fase, menos doenças tiveram na vida adulta.

Meninas adolescentes que se exercitam tem menos probabilidade de serem violentas

20 de julho de 2013

O exercício regular apresentado como antídoto para muitos males, incluindo estresse, depressão e obesidade mostra que também pode ajudar a diminuir o comportamento violento entre adolescentes.

Retinopatia Diabética - Sedentarismo é fator de risco

11 de julho de 2013

A retinopatia diabética é uma complicação  microvascular que pode ocorrer no diabetes melittus, afetando a retina, e que pode levar à perda total da visão, sendo a principal causa de cegueira entre adultos acima de 20 anos. O sedentarismo é um importante fator de risco e o exercício é parte do tratamento.

Please reload

OMS divulga as dez principais causas de morte no mundo de 2000 a 2011

23 de julho de 2013

As doenças não transmissíveis são responsáveis por dois terços de todas as mortes no mundo todo em 2011, acima dos 60% em 2000. As quatro principais doenças não transmissíveis são as doenças cardiovasculares, o câncer, a diabetes e as doenças pulmonares crônicas. O exercício físico é um importante aliado na prevenção, sem contraindicações e talvez o de menor custo.

The Lancet Oncology: poluição do ar pode aumentar risco de câncer de pulmão, principalmente do adenocarcinoma

15 de Julho 2013

Mais um motivo para os corredores e ciclistas aderirem aos exercícios "indoor" nas academias. Além de mais seguro sob o ponto de vista de acidentes e incidentes, a poluição do ar nas grandes cidades associadas ao aumento do ritmo respiratório aumenta também a presença de material particulado no organismo. 

Please reload

05

O mercado Fitness está realmente consolidado no mundo?

30 de julho 2013

Atualmente, a indústria global de academias gera cerca de US$ 75,7 bilhões em receita anual, congregando mais de 150 mil estabelecimentos. Cerca de 132 milhões de pessoas são usuárias de uma academia de ginástica em todo o mundo.

“A indústria mundial de academias continua a se expandir graças ao forte crescimento na América Latina, na Alemanha e na China, juntamente com o sólido desempenho dos Estados Unidos, que ainda é o maior mercado”, disse Jay Ablondi, vice-presidente executivo de produtos globais da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA).

Please reload

06

07

Mulheres ativas podem evitar quatro em cada dez casos de câncer do endométrio

20 de setembro 2013

Câncer de endométrio: ser ativa por pelo menos 30 minutos ao dia e manter um peso corporal saudável pode evitar quatro em cada dez casos deste tumor, segundo pesquisa do World Cancer Research Fund.

Gordura abdominal traz maior risco que a obesidade.

10 de setembro de 2013

Pessoas de peso normal com depósito de gordura na barriga têm maior risco de morte do que os considerados obesos pelo IMC, de acordo com estudo publicado pela Mayo Clinic

Metade dos Brasileiros já tem sobrepeso e 17% são obesos

06 de setembro de 2013

Mais de 50% da população brasileira está acima do peso e 17% já são obesos, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde

Please reload

08

09

10

11

12

Retenção de peso pós-parto pode contribuir para o risco de diabetes mellitus e doença vascular futura

27 de março, 2014

O efeito cumulativo da retenção de peso pós-parto, a cada gravidez, na vida de uma mulher pode contribuir para o seu risco de diabetes mellitus e doença vascular. No entanto, há pouca evidência direta para apoiar esta hipótese. Neste contexto, buscou-se avaliar as implicações de risco cardiometabólico de acordo com padrões de mudança de peso no pós-parto e com a evolução temporal dos mesmos, no primeiro ano após o término da gravidez.

Mais uma hora de TV ao dia, menos sete minutos de sono infantil

Pediatrics, maio 2014

O presente estudo, que será publicado na edição de maio do periódico Pediatrics, mostra que a exposição à televisão e a presença de TV no quarto de dormir, principalmente entre minorias étnico-raciais, reduz o tempo de sono na infância até cerca de sete anos de idade. Estes resultados levantam a possibilidade de que as intervenções para reduzir o tempo que uma criança assiste à TV podem melhorar o sono infantil.

Efeito da Atividade Física Estruturada na Prevenção da Incapacidade de Mobilidade em Idosos

05 de junho, 2014

O objetivo do ensaio clínico randomizado LIFE Study, publicado pelo The Journal of the American Medical Association (JAMA), foi testar a hipótese de que um programa de atividade física estruturada de longo prazo é mais eficaz do que um programa de educação em saúde na redução do risco de incapacidade de mobilidade.

Inatividade Física é o Maior Fator de Risco para Doenças Cardíacas em Mulheres acima de 30 anos

05 de junho, 2014.

Estudo publicado pelo British Journal of Sports Medicine relata que em mulheres a partir dos 30 anos de idade, o risco populacional para doença cardíaca atribuível à inatividade física supera o de outros fatores de risco, incluindo índice de massa corporal (IMC) elevado.

Hiperplasia: definição, diferença entre hiperplasia e hipertrofia, causas, manifestações e evolução

05 de junho, 2014.

Hiperplasia é o aumento do número de células de um órgão ou tecido, e não no volume individual de cada uma delas. A multiplicação excessiva do número de células pode levar a um aumento de volume do órgão. 

Exercícios aeróbicos podem ser a conduta mais eficaz para a fibromialgia, apresentado no EULAR Congress 2014

22 de julho, 2014

Para pacientes com fibromialgia, o tratamento deve ser individualizado e incluir abordagens não farmacológicas, tais como exercícios físicos, que são muitas vezes mais eficazes do que os medicamentos, de acordo com o Dr. Winfried Hauser, médico da Technische Universität München, na Alemanha, que apresentou um trabalho sobre o tema no European League Against Rheumatism (EULAR) Congress 2014.

RABDOMIÓLISE - conceito, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento, evolução e possíveis complicações

05/10/2016

A rabdomiólise é a morte (lise) das fibras musculares devido a uma lesão muscular direta ou indireta, com liberação do conteúdo das fibras para a corrente sanguínea. Essas lesões se devem a fatores físicos, químicos ou biológicos. O exercício físico extenuante, realizado em condições de muito calor e alta umidade em pessoas com hidratação inadequada também pode resultar em rabdomiólise. 

Atividade Física Extenuante e Raiva ou Perturbação Emocional como gatilhos do infarto agudo do miocárdio

13/10/2016

Estudo INTERHEART: atividade física e raiva ou perturbação emocional como gatilhos do infarto agudo do miocárdio - Medical Journal > news.med.br

 

O esforço físico, a raiva e os distúrbios emocionais são vistos como desencadeadores do infarto agudo do miocárdio (IAM). O INTERHEART foi um estudo de caso-controle do primeiro IAM em 52 países. Nesta análise, foram incluídos apenas os casos de IAM e usou-se uma abordagem de caso para estimar o odds ratio para um IAM iniciado dentro de uma hora de ocorrência dos gatilhos.

 

Melhorias na função cognitiva em idosos, após treinamento de resistência progressiva

02/11/2016

O estudo Study of Mental and Resistance Training foi realizado para determinar se as melhorias na capacidade aeróbica (VO2max) e os ganhos de força após treinamento de resistência progressiva (TRP) mediam melhorias na função cognitiva de idosos.

Aptidão Física Cardiovascular na meia-idade diminuiu cerca de 90% o risco de demência na velhice

28 de março de 2018

Um estudo populacional longitudinal, publicado pelo periódico Neurology, mostrou que um alto nível de aptidão física cardiovascular em mulheres de meia-idade está associado a uma redução próxima de 90% no risco de demência na velhice. As mulheres foram acompanhadas ao longo de 44 anos.provocando uma tempestade de críticas.

Please reload

13

14

15

16

17

18

19