abril 8, 2025
349
EXPECTATIVA-X-REALIDADE-DAS-AULAS,-O-QUE-HÁ-POR-TRÁS-DE-UMA-BOA-GRADE-DE-AULAS!

AUMENTE A RETENÇÃO DOS CLIENTES INVESTINDO NAS AULAS COLETIVAS

EXPECTATIVA X REALIDADE DAS AULAS, O QUE HÁ POR TRÁS DE UMA BOA GRADE DE AULAS!

Uma academia gera muitas expectativas ao cliente desde o momento da visita até sua renovação.

Quando estas expectativas são superadas, é comum recebermos comentários de alunos e colaboradores relacionando os cuidados que temos com a gestão técnica.

Isto é na prática o que chamamos de GET – Gestão da Excelência Técnica da Fitness Solutions.

“ ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES OFERECIDAS NA MELHOR QUALIDADE POSSÍVEL PENSANDO NO QUE O ALUNO DESEJA, PODE E PRECISA RECEBER NAS SUAS PRESCRIÇÕES.

Acreditamos que a gestão técnica é a grande responsável pela retenção, pois um aluno que recebe ótimas aulas e atendimento individualizado entende o significado de QUALIDADE e nunca mais aceitará um padrão inferior, pensando muito antes de trocar de academia.

É comum também sofrermos com a abertura de concorrentes que surgem com projetos arquitetônicos inovadores e decoração atraente, deixando a impressão ao aluno que ali terá um atendimento melhor e são muitos os casos que os alunos saem das academias em função do fator “novidade” e acabam voltando dizendo que apesar de linda a academia não tem o mesmo cuidado com ele.

O cliente não sabe identificar exatamente o que é feito para cuidarmos bem dele, mas sente que é cuidado e que nossas equipes técnicas recebem o que há de melhor. Este diferencial deve ser construído de maneira consciente ao longo do tempo, porém temos que saber o que queremos e onde vamos chegar. Por isto é tão importante planejar e ter uma previsão orçamentária no planejamento que esteja direcionado para o nosso “produto de prateleira”, as aulas.

TRATANDO AULAS COMO PRODUTOS

Quando a aula é tratada como produto e este é bem cuidado, dificilmente alguém conseguirá copiar a “assinatura” que se cria e que reflete a identidade corporativa, em cada atendimento.

A identidade corporativa nada mais é do que aquilo que é entregue todo dia, por cada um dos colaboradores aos clientes, é a marca materializada e experimentada através dos serviços prestados.

Na gestão da academia o cuidado com a experiência do aluno se dá a partir da qualidade e quantidade das atividades oferecidas pela área técnica, da mesma forma que um gerente de produto de um supermercado cuida de seu produto final, preocupando-se com:

  • Produção – os professores são especialistas no que fazem?
  • Controle de Qualidade – como a qualidade das aulas é avaliada?
  • Embalagem – o ambiente para a prática é atrativo?
  • Preço – a qualidade das aulas é compatível ao que é cobrado?
  • Distribuição – os alunos encontram boas aulas em todos os períodos de funcionamento?
  • Pontos de Venda – as salas são adequadas e bem organizadas?
  • Promotores – os professores entendem do que estão
  • Promoção e Propaganda – a comunicação das aulas é bem feita e atrai alunos?
  • Pesquisa de Satisfação – a opinião do aluno é levada em consideração
  • Inovação – as modalidades são variadas e seguem tendências?

Nossas aulas e treinos são os nossos produtos e as grades horárias são nossas prateleiras para deixarmos o produto arrumado, acessível e atrativo para o “comprador”.

Os gestores devem cuidar de uma gama de produtos variada para atender a todos os públicos e para isto devem dominar as características de cada um deles para poderem atuar sobre os professores que são nossos “promotores”.

Se traçarmos um paralelo com os supermercados podemos ver diversos pontos em comum:

  1. Procuram oferecer soluções completas com diversas conveniências agrupadas por perfil de público como, por exemplo, massas, frios e vinhos em uma mesma sessão.
  1. Melhoram seu mix de produtos relacionados a saúde associando áreas de produtos orgânicos e orientação nutricional.
  1. Oferecem características diferentes dos seus produtos para o consumidor encontrar a solução para sua necessidade baseado no que gosta, pode e precisa.
  1. Criam produtos únicos onde colocam sua marca como diferencial de preço e qualidade.

Os coordenadores das academias são verdadeiros gerentes de produtos, de pessoas e de atendimento.  

OS 4 OBJETIVOS DA GESTÃO DA GRADE DE AULAS COLETIVAS

A Gestão da GRADE DE AULAS tem 4 grandes objetivos:

  1. Oferecer as melhores aulas com excelência técnica e qualidade de atendimento. Tanto em aulas isoladas, como na combinação entre as aulas do próprio departamento ou outros.
  2. Distribuir as aulas de forma eficaz para os objetivos dos alunos, que devem encontrar um treinamento completo, abordando as principais capacidades físicas – força, flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora, resistência neuro e cardiovascular. Esta distribuição deve ocorrer dentro de um período de até no máximo 2 horas de permanência na academia
  3. Desenvolver produtos exclusivos e diferenciais que “carimbem” sua MARCA na alma do cliente.
  4. Estabelecer uma ótima relação de custo X benefício na folha de pagamentos, distribuindo aulas, professores e estagiários para garantir o cumprimento das metas de participações e financeiras.

CONSTRUINDO A GRADE DE HORÁRIOS IDEAL

A construção de uma grade de horários ideal é quase uma utopia, ou seja, a própria dinâmica de frequência dos alunos em nossas academias, dificulta o atingimento de todos os critérios em 100% do tempo. Apesar disso podemos manejar as variáveis para acompanhar a sazonalidade diária, semanal, mensal e anual das academias.

Utilizando o “MAPÃO”

Para iniciar a revisão de um quadro de horários é necessário que puxar o “fio de nossa da meada” através de uma visão geral de todos os serviços oferecidos em cada horário de funcionamento. A Fitness Solutions utiliza uma ferramenta chamada “MAPÃO”, que possibilita algumas análises e exercícios de visão ampliada do fluxo da academia desde o momento da abertura até o fechamento.

Uma das principais características do MAPÃO é a visualização da dinâmica de início e fim de 100% das aulas individuais ou coletivas que estão ofertadas a cada 15 minutos, contemplando todas as áreas técnicas e seus recursos (instalações).

COMO CRIAR O MAPÃO

  1. Use uma planilha de excel que facilitará a manipulação de horários, turmas e monitoramento das médias. Estabeleça a relação capacidade x ocupação x índice ideal com os campos abaixo:
  1. Capacidade de ocupação: Descubra a capacidade dos recursos (salas, piscinas, quadras etc.) estabelecendo a ocupação máxima de cada um.
  2. Ocupação Ideal: Diferencie ocupação máxima da ocupação ideal, ou seja, para cada modalidade existe um número adequado de baseados em deslocamentos, uso de acessórios, etc.
  1. Índice ideal: Estabeleça parâmetros para identificar se o fluxo da aula está satisfatório. Como sugestão você pode utilizar

– 0 a 30% de ocupação com a cor vermelha (aulas críticas)

– 31% a 60% com a cor amarela (atenção)

– 61% a 100% com a cor verde (satisfatórias)

DICA: Crie uma fórmula no excel que já preencherá com a cor certa automaticamente ao lançar as médias.

  1. Divida o MAPÃO em duas fases, de acordo com o fluxo dos alunos, que naturalmente frequentarão as aulas 2ª, 4ª e 6ª ou 3ª e 5ª, que são as formas clássicas de organização de agenda de treinos. Neste caso deverão ser analisadas 2 turmas diferentes, apesar do professor, o horário e a modalidade serem as mesmas.

Exemplo

Vantagens que a utilização da ferramenta permite:

  1. Prevenir atividades duplicadas em um mesmo recurso (instalação) – Evita a marcação de novas aulas, eventos ou atividades em determinado recurso que estaria sendo utilizado por outro departamento por exemplo.
  2. Analisar se a grade oferece muitas ou poucas aulas por objetivo/hora/dia/ departamento/unidade para complementar as capacidades físicas importantes para o aluno no período em que ele pode usar a academia.
  3. Analisar a quantidade de aulas oferecidas X nº de alunos que frequenta a academia em determinado período, ao cruzar o número de acessos da catraca.
  4. Analisar a relação de custo X benefício do horário ao cruzar o valor hora aula do professor X nº de acesos na catraca X nº de participações
  5. Analisar se as aulas são complementares ou concorrentes, ao cruzar por o objetivo das aulas em relação os dias/aulas posteriores e anteriores X nº de participações.
  6. Analisar o lançamento de aulas ao considerar o recurso disponível X capacidade X custo da implantação X custo do professor

“A criação do Mapão é o primeiro passo para visualizar integralmente a distribuição das aulas, oferecendo maiores possibilidades de análises e consequentemente melhores tomadas de decisões.

Cadastre-se para receber um template de MAPÃO para adaptar na sua academia.”

Make a Comment