dezembro 13, 2024
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VOCÊ-TEM-CERTEZA-QUE-MONTOU-UMA-ACADEMIA-LOW-COST--Saiba-mais-aqui...

No mercado Fitness, existem diferentes modelos “do negócio academia”, cada um com suas características específicas.

Resolvemos abordar este tema em nosso blog, porque é muito comum nos depararmos com academias que se “autodenominam” LOW COST, em função de praticar planos com preços baixos.

Isso não está de todo errado quando pensamos na perspectiva do cliente, pois pagando pouco por um plano, para ele é realmente uma ACADEMIA LOW COST que na tradução literal seria baixo custo.

Porém a definição de LOW COST enquanto modelo de negócio, ou seja, na perspectiva do empresário, o baixo custo teria por conceito ser uma operação de baixo custo e isso no Brasil já é um desafio por si só, em função da carga tributária que incide sobre o setor de serviços que é de cerca de 17%.

Dessa forma entendemos que para ser considerada uma operação LOW COST, tem que ser muito enxuta, oferecendo produtos ou serviços de baixo custo para o consumidor (preços baixos) eliminando tudo que for não essencial.

Isso significa que qualquer tipo de item que é um adicional a oferta principal pode ser vendido a parte, removendo “aditivos” do custo principal assim podendo reduzir o preço ao mínimo possível.

Para as academias por exemplo, um dos custos mais impactantes é a folha de pagamentos, que quando bem gerenciada garante a sustentabilidade do negócio, porém há uma linha muito sutil entre economizar com a folha e aparentar baixa qualidade sob o ponto de vista do consumidor que por menos que pague, sempre espera por um bom professor atendendo e explicando os exercícios, um espaço bem projetado, organizado e limpo, além dos investimentos em equipamentos, aluguel etc.

O posicionamento firme no modelo de negócios LOW COST exige investimento em automatização para economizar com pessoas, além da comunicação e marketing bem direcionados para alinhar as expectativas dos clientes à realidade dos serviços e assim atingir as “personas” que mais se encaixam na proposta, evitando desgastes da marca e do time.

De acordo com a região, capital investido, espaço disponível observamos variações nas operações das academias e listamos abaixo os mais comumente encontrados no mercado nacional e suas diversas formas de “tipificação”.

É importante ressaltar que esses modelos de negócio podem se sobrepor e algumas academias podem combinar características de mais de um modelo, de acordo com adaptações geradas por forças internas ou pressões externas.

Além disso, as diferenças podem variar de acordo com cada estabelecimento e região do país.

Academias High End, All Inclusive, ou “Wellness Centers”:

As academias tradicionais são estabelecimentos que oferecem uma ampla variedade de serviços e atividades fitness geralmente focando no “PÚBLICO FAMÍLIA”. Infraestrutura completa com aulas para todos os gostos, incluindo equipamentos de musculação, aulas em grupo, treinamento personalizado, áreas de treinamento cardio, lutas, esportes de quadra, piscina etc. Essas academias costumam ter planos com um TKT MÉDIO mais elevado e oferecem um ambiente mais sofisticado, com atenção aos detalhes e conforto, cuidam exaustivamente do atendimento e buscam oferecer serviços variados de alta qualidade através de uma equipe de profissionais qualificados com capacitação constante conjugando desempenho, personalização, marca e status. Academias “de Bairro”, Midlle Market, Fitness Centers: As “academias de bairro” são geralmente menores e têm um foco mais direcionado para as características da comunidade que estão inseridas. Atendem principalmente moradores próximos, que muitas vezes nem usam os vestiários. Oferecem uma seleção limitada de modalidades, equipamentos e serviços. Geralmente, costumam praticar preços mais acessíveis e podem ser uma opção para pessoas que buscam um ambiente mais despojado e menos movimentado. Academias 24 Horas: As academias 24 horas são conhecidas pela sua disponibilidade e conveniência, permitindo que os clientes treinem 7 dias da semana, a qualquer hora do dia ou da noite. São populares entre aqueles com horários de trabalho irregulares que precisam de flexibilidade para manter uma rotina de exercícios ou pessoas que preferem treinar em horários alternativos. Essas academias costumam ter uma estrutura mais enxuta e podem oferecer um número limitado de serviços, principalmente nos turnos entre 23:00h e 5:00h. Academias Boutique As academias boutique são academias de pequeno e médio porte que entregam diferenciais exclusivos, zelam muito pela experiência do cliente reunindo luxo, tecnologia e bom gosto. Valorizam os detalhes desde equipamentos de alta qualidade, acabamentos, decoração, sonorização, climatização e até “amenities” que podem variar de pequenos mimos até serviços como passar a roupa dos clientes enquanto treinam sem custos adicionais.  Esse modelo de Academias costuma focar em modalidades que demandam profissionais mais especializados tais como Yoga, Dança e Pilates e se relacionam com o cliente por canais diretos, prestando assistência pessoal dedicada e self-service, para um número limitado de alunos, proporcionando uma entrega mais individualizada e de maior qualidade. Os planos nessas academias geralmente são mais altos em comparação com os modelos tradicionais. Studios ou Micro Gyms: Os studios ou Micro Gyms atuam em nichos de mercado, montadas para um tipo específico de treinamento. Apostam na especialização, focando em um único perfil de cliente, buscando maiores chances de fidelização. A oferta é específica para determinado tipo de atividade ou público-alvo, tais como pós reabilitação, treinamento funcional, ioga, pilates, dança e artes marciais em ambiente mais intimista, com turmas reduzidas e instrutores para pequenos grupos ou atendimentos personalizados. Academias personalizadas: As academias personalizadas são aquelas que oferecem um serviço 100% personalizado e exclusivo, com uma relação de 1 professor por aluno. Podem incluir serviços como avaliação física detalhada, acompanhamento individualizado com personal trainers e programas de treinamento sob medida. Essas academias são voltadas para pessoas que buscam um atendimento exclusivo e um acompanhamento mais próximo para manter a motivação e alcançar seus objetivos. É importante entender as necessidades e preferências do público que deseja atingir e desenvolver uma proposta de valor única para se destacar no mercado altamente competitivo das academias. O que temos certeza é que independentemente do tamanho ou modelo todas devem aderir a gestão por processos que permite planejar, desenvolver, agir e corrigir em busca da melhoria contínua. Os cenários sempre trarão vantagens e desvantagens que se forem analisadas antes da inauguração permitirá um maior alinhamento entre expectativa e realidade, permitindo que as decisões sejam baseadas em dados tais como: montante de investimento e expectativa de retorno, público-alvo, localização, posicionamento no mercado e objetivos do proprietário da academia.

Verifique a lista abaixo e analise onde melhor se encaixa seu modelo de negócio:

Academias Low Cost:

✅ Baixo Custo: Infraestrutura pensada para a maior quantidade com o menor custo, folha de pagamentos enxuta (máximo de 20% do faturamento), controle de custos e redução de desperdícios.

✅ Preço acessível: “Mensalidades” com preços mais baixos em comparação com academias tradicionais.

✅ Foco na oferta básica: Disponibilizam uma estrutura simplificada, com menos equipamentos e serviços, concentrando-se no treinamento básico.

✅ Autosserviço: Operam com um modelo em que os clientes têm acesso livre à academia e são responsáveis por seu próprio treinamento.

✅ Contrato de adesão menos flexível: Oferecem contratos longos, com taxa de manutenção intermediárias, evitando o cancelamento a qualquer momento, com longos compromissos.

✅ Serviços adicionais pagos à parte: Alguns serviços extras, como aulas em grupo ou treinamento personalizado, são oferecidos separadamente, permitindo que você escolha apenas o que deseja pagar.

 

Academias Low Fare:

✅ Preços acessíveis em pacotes de serviços: Operam com pacotes de serviços, incluindo uma variedade de benefícios em uma taxa mensal fixa.

✅ Maior oferta de serviços: Disponibilizam uma variedade mais ampla de serviços, como acesso a diversos equipamentos, aulas em grupo, treinamento personalizado e serviços de nutrição.

✅ Presença de instrutores e treinadores pessoais: Contam com instrutores e treinadores pessoais disponíveis para auxiliar, orientar e criar programas de treinamento personalizados.

✅ Contratos de adesão com prazo determinado: Oferecem contratos com prazos específicos, como planos anuais ou semestrais, com possíveis penalidades em caso de cancelamento antecipado.

✅ Oferta de benefícios adicionais: Além dos serviços de treinamento, podem oferecer benefícios extras, como acesso a vestiários, chuveiros, estacionamento gratuito e descontos em produtos relacionados à saúde e bem-estar.

Caso a conclusão seja que o modelo de negócio é LOW FARE, uma boa sugestão é fortalecer seus diferenciais, criar programas específicos para oferecer planos que ajudem a aumentar seu TKT Médio, sem perder o que já está consolidado.

Caso a conclusão seja que o modelo de negócio é LOW COST que ainda não atingiu a rentabilidade esperada, crie um “check list” com os “PILARES CONCEITUAIS DE UMA OPERAÇÃO LOW COST” que sugerimos abaixo, para fazer parte do Planejamento Estratégico, priorize o que for mais importante no plano de negócios e crie os planos de ação para atingir o que estiver faltando.   

PILARES CONCEITUAIS DE UMA OPERAÇÃO LOW COST:

  1. Automatização dos serviços para redução da folha de pagamentos
  2. Buscar soluções arquitetônicas que favoreçam iluminação e ventilação natural, para reduzir despesas com energia
  3. Usar alternativas “eco friendly” que além de funcionarem como um diferencial alinhado com as agendas de sustentabilidade, permitem reuso, redução e reaproveitamento de recursos hídricos, descartáveis etc.
  4. Vestiários com maior área de troca do que para banho, sanitários compatíveis com o volume de pessoas a serem atendidas por hora
  5. Equipamentos nacionais e área de funcional e pesos livres maior que o maquinário
  6. Área Cardio mesclando esteiras e outros ergômetros de menor custo de aquisição
  7. Sala de aulas coletivas grande o suficiente para ter modalidades que drenem a sala de musculação nos horários de pico, com um único professor no comando
  8. Contratar professores que possam atuar em todas as áreas (cardio, musculação e coletivas) para aumentar a rentabilidade com um mesmo profissional contratado
  9. Prédio próprio ou com aluguel compatível com a proposta, que não ultrapasse 8% a 10% da receita a ser gerada.
  10. Número de alunos, 3 a 4 por metro quadrado baseado no modelo de negócio
  11. Processo seletivo, Integração e capacitação constante para estagiários e professores, para garantir a sustentabilidade do negócio com baixo custo
  12. Precificação baseada no custo real e não no preço cobrado pelo “concorrente”
  13. Prever nos custos serviços essenciais “enxutos”, tais como limpeza, climatizadores, manutenção preventiva e corretiva ágil e assertiva.
  14. Qualquer serviço adicional ofertado deve ser direcionado para aumento do TKT MÉDIO, ou seja, cobrado a parte.
  15. Os serviços ofertados idealmente devem ser “contratados” no modelo de parceria B to B baseado em % de faturamento ou através de cessão onerosa de espaço, sem remuneração fixa para o prestador de serviços.
  16. A garantia de qualidade deve ser mantida através de processos, pois ser LOW COST não significa ser LOW QUALITY
É importante ressaltar que essas características podem variar de acordo com cada academia e mercado específico em que atuam. Se você está pensando em abrir ou melhorar sua academia, a Fitness Solutions Consultoria pode ajudar a definir a estratégia ideal para o seu negócio. 📈💼 Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos impulsionar o sucesso da sua academia! 💪💼

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